Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ULTIMAS APOSTAS PARA O OSCAR 2016!

Este ano, assim como tem sido nos anos anteriores, estát udo muito eclético, atuações bastante diferentes e roteiros variados caracterizam a temporada 2016 de premiações. Mas sem dúvida há um favoritimos maior nesse ano que nos últimos três. Se você não assistiu a todos os títulos, vale a pena. E para quem ainda não viu a lista de indicados, acesse AQUI.

MELHOR FILME
Novamente uma lista de oito títulos. Há drama, ficção científica, policial e até mesmo ação com Mad Max. Não há dúvidas de que os favoritos sejam A Grande Aposta (The Big Short, 2015) e O Regresso (The Revenant, 2015). Mas será o filme de DiCaprio que levará por motivos bastante evidentes. É um filme extremamente bem feito, um épico viceral de tirar o fôlego. Iñárritu novamente surpreendeu e, assim como Birdman (2015), o prêmio é merecido.

MELHOR DIRETOR
Adam McKay, de A Grande Aposta; George Miller, de Mad Max e Alejandro Iñárritu são os preferidos. Haveria grandes chances de McKay levar por determinados resgates narrativos em seu filme que deram uma interessante atualizada na linguagem moderna do cinema, bastante interessante e competente. Miller mereceria por um conjunto de obra, e até mesmo porque ele também atualizou sua linguagem e Mad Max consegue ser ao mesmo tempo clássico e contemporâneo numa mistura muito maluca que só ele soube fazer. Mas definitivamente o trabalho braçal de Iñarritu e toda essa viceralidade de O Regresso, os planos sequências fabulosos e o minimalismo técnico que transformou o filme em algo estupendo e deslumbrante contarão muito, e se Iñárritu levar o Oscar como Diretor pelo segundo ano consecutivo, será uma surpresa prevista, agradável e interessante, porque dobradinhas nessa premiação são difíceis.

MELHOR ATOR
DiCaprio e não se fala mais nisso. Muitos acreditam que ele deveria ter recebido o prêmio muito antes. Eu já não compartilho dessa opinião. Mas sem dúvida esse filme é o filme para o Oscar. DiCaprio se despiu completamente de qualquer zona de conforto. Encarar a natureza da forma como ele fez, e ainda oferecer uma atuação emocionante de todas as formas, é de cair o queixo. MAS... se ano passado o favorito era Michael Keaton, que perdeu a estatueta para Eddie Redmayne numa das maiores injustiças cometidas, não seria surpresa se esse ano acontecesse o mesmo e DiCaprio saísse chupando o dedo pela sexta vez enquanto Redmayne levasse o prêmio numa dobradinha. Confesso que acharia interessante se esse azar ocorresse, mas pode ter certeza que haveria uma revolta coletiva ao vivo.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Para ser bastante sincero, acredito que esta categoria esteja mais interessante que a de ator principal, só é um tanto ridículo terem dado a indicação para Christian Bale ao invés de Steve Carell, que sem dúvida é o cara que leva o público a delírio do início ao fim de A Grande Aposta. Há uma estranha torcida para Stallone levar, e é o que acredito que no fim acabe acontecendo.

MELHOR ATRIZ
Cate Banchett e Brie Larson são as favoritas. Jennifer está na lista só pra manterem seu status de estrela, porque embora ela carregue Joy inteiramente nas costas, não é uma personagem memorável, embora fabricada especialmente para esta ocasião. Então tem um ar teatral todo fake em torno, e poderá ser ignorada por isso. Charlotte Rampling desenvolve um trabalho excepcional em 45 Anos, mas é fato que a Academia costuma deixar passar atrizes maduras e pouco conhecidas nas Américas. Veja o caso de Emmanuelle Riva, que mesmo com 86 anos na época, desempenhou um trabalho formidável em Amour (2012), mas não levou o prêmio. Com 21 anos, é segunda indicação de Saoirse Ronan, bastante elogiada também, mas talvez não seja dessa vez novamente.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
A disputa está difícil. Pode ser Kate Winslet, pode ser a sueca Alicia Vikander, que poderia ter sido indicada por Ex_Machina ao invés de A Garota Dinamarquesa. Mas é capaz que Kate leve o segundo prêmio pra casa.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Ponte de Espiões, Spotlight e Ex_Machina são os preferidos. Acho o trabalho de Ex_Machina interessantíssimo, mas Spotlight definitivamente tem uma sutileza muito interessante na condução da história, sabendo desenvolver tudo muito bem sob o ponto de vista editorial da equipe jornalistica. Mas... a surpresa pode ficar mesmo para Straight Outta Compton, que é (chulamente dizendo) a versão hip hop de Whiplash (2014). Surpreendentemente Tarantino não entrou na lista, e particularmente dizendo era o que eu já esperava pois Os Oito Odiados, embora tenha uma idéia brilhante, se perde na megalomania tarantinesca de seu criador. Por outro lado Pontes dos Espiões é roteiro dos irmãos Cohen... então está difícil chegar a uma conclusão direta.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Definifitavamente irá para A Grande Aposta. E se não for, confesso que ficarei de cama, em choque, por uma semana. Perdido em Marte e O Quarto de Jack são igualmente favoritos, mas o roteiro de A Grande Aposta é extremamente moderno e diferente.

Nenhum comentário:

Add to Flipboard Magazine.