Translate

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ÚLTIMAS APOSTAS PARA O OSCAR 2015!

Este ano, obviamente, haverá favoritismos, mas também houveram algumas surpresas tanto agradáveis quanto desagradáveis. Para quem ainda não viu a lista de indicados, acesse AQUI.

MELHOR FILME
Todos os oito filmes que a Academia considera "os melhores do ano" estão lá, ainda havendo inclusão de Sniper Americano (American Sniper, 2014), de Clint Eastwood. Filme que passou despercebido e que foi lembrado apenas pelo BAFTA e (agora) o Oscar. Está mais lá porque a Academia realmente puxa muito saco de Eastwood. Mas o pário está duro entre Boyhood, Birdman e O Grande Hotel Budapeste. Minha preferência fica entre os dois últimos. Pode ser que Boyhood leve como melhor filme, e deixe os demais filmes levarem nas outras categorias. Mas pela primeira vez em muitos anos estou muito indeciso.

MELHOR DIRETOR
A situação também está difícil nessa categoria. Mas se a princípio eu achava o trabalho realizado por Richard Linklater em Boyhood algo digno de nota, depois de assistir Birdman o prêmio deveria ir direto para Alejandro Iñárritu por Birdman. O que ele fez neste filme é algo tão brilhante quanto o que seu amigo conterrâneo Cuarón fez em Gravidade (2013). Complexo e desafiador, segundo ele diversos diretores disseram para ele não fazer o filme como se fosse uma tomada só. Ao invés de desistir da idéia, o cabeça dura foi, fez mesmo assim, e entregou um dos filmes mais interessantes do ano.

MELHOR ATOR
Hollywood já está de olho em Benedict Cumberbatch há muito tempo, mas o prêmio irá para Michael Keaton. É merecido, e a indústria adora fazer Cinderela Story com atores que ora fizeram sucesso, ora amargaram o fracasso como Robert Downey Jr. e Mickey Rourke. Está bem evidente que esse será o ano de Keaton, e o trabalho que ele desenvolve em Birdman é de fato muito complexo e que ele desempenha muito bem.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
J.K. Simmons quando ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria foi aplaudido em pé. É o que fazem quando atores que já passaram dos 60 recebem seu primeiro grande reconhecimento depois de décadas de uma carreira bem traçada, porém nunca reconhecida dessa forma.

MELHOR ATRIZ
Esse ano tudo indica que Julianne Moore finalmente levará o prêmio pra casa depois de outras 3 indicações. Não sou muito fã de Jennifer Aniston e nunca achei seus desempenhos memoráveis, nem mesmo quando estrelava Friends, talvez por falta de uma boa oportunidade, o que ela finalmente teve com Cake. Ela recebeu indicação ao Globo de Ouro, mas perdeu. Poderia ter recebido novamente aqui, mas ficou de fora porque felizmente colocaram Marion Cotillard no lugar, atriz que foi esquecida no Globo de Ouro. Uma surpresa agradabilíssima e merecida porque seu desempenho em Dois Dias, Uma Noite é simplesmente formidável e de longe a melhor das indicadas. O trabalho de Julianne, por melhor que seja, não deixa de ter aquele ar previsível, o de Marion é completamente o oposto. O "favoritismo" de Rosamund Pike é mais pelo sucesso comercial de Garota Exemplar. O trabalho dela é bem feito, mas a Academia não vai premiá-la agora.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Embora Patricia tenha levado o Globo de Ouro na categoria Comédia, não acredito que ela leve o Oscar. A surpresa mesmo foi ter Laura Dern entre as indicadas, merecido também. Keira Knightley eu não consigo entender como ainda pode concorrer, atriz fraca, que não agrega nada. Meryl Streep... Tá, todo mundo já sabe que ela é boa, genial, etc... mas já está ficando chato indicá-la todo ano. Minha preferência é Emma Stone. Ela é jovem, talentosa e seu trabalho em Birdman é tão complexo quanto o de Michael Keaton, cheia de nuances entre o humor negro e o drama.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Acredito que disputa ficará entre Birdman e O Grande Hotel Budapeste. Sou muito fã dos dois e por mim Wes Anderson poderia ter levado todos os prêmios caso Birdman não fosse tão bom.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Paul Thomas Anderson concorre por Vicio Inerente por concorrer, talvez porque ninguém tenha tido coragem de dizer que é uma droga e fez cara de paisagem dizendo que o filme é excelente sem ter entendido nada. O Jogo da Imitação, A Teoria de Tudo e Whiplash são os favoritos. Acredito que O Jogo leve, mas particularmente torço para Whiplash.

Nenhum comentário:

Add to Flipboard Magazine.