Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OS PREMIADOS DO GLOBO DE OURO 2013

O Globo de Ouro neste domingo foi uma decepção, favorecendo filmes e atores que, dentre os concorrentes, eram os mais fracos, numa apelação para elevar e manter a popularidade de jovens estrelas para a nova geração de Hollywood, uma grande bobagem que poderíamos ter sido poupados. Para ver a lista completa, CLIQUE AQUI:

MELHOR FILME
-Drama: Argo
-Musical/Comédia: Os Miseráveis

Nota: Na categoria drama Argo já era um favorito, mas está longe de ser o melhor. Django Livre, de Tarantino e, principalmente Lincoln, de Spielberg, são de longe os melhores. Mas agora há essa necessidade de engrandecer Ben Affleck, talvez como uma forma de se desculparem por anos de críticas negativas e perseguição sofrida pela mídia. Mesmo assim, uma grande tolice.

MELHOR ATOR

-Drama: Daniel Day-Lewis
-Comédia/Musical: Hugh Jackman

Nota: A performance de Day-Lewis em Lincoln tem sido, de longe, considerada sublime, tal qual Meryl Streep no ano passado por A Dama de Ferro. Uma das poucas categorias que souberam valorizar um trabalho genuinamente bom. Hugh Jackman, na categoria musical/comédia, era um forte concorrente juntamente com John Hawkes por As Sessões, mas a popularidade de Os Miseráveis tem sido alta, enquanto As Sessões é um filme pequeno que chamou atenção apenas de poucos críticos e acabou entrando nas listas de premiações para completar buracos. Uma pena.

MELHOR ATRIZ
-Drama: Jessica Chastain
-Musical/Comédia: Jennifer Lawrence

Nota: São as duas favoritas do ano e que disputarão a tapas o Oscar na categoria, tiveram a sorte de estarem em filmes de gêneros distintos, o que deu a oportunidade de ambas receberem o prêmio, como se fosse um empate. De fato, não são as melhores atuações do ano, além do fato do Globo de Ouro ter ignorado completamente Emmanuelle Riva por Amor. Foi outra categoria bastante previsível.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christoph Waltz

Nota: E mais uma vez a parceria Christoph/Tarantino deu certo. Em 2010 ele já havia vencido a mesma categoria tanto no Globo de Ouro quanto no Oscar por sua performance em Bastardos Inglórios. Prêmio merecido mais uma vez, o ator autríaco de 56 anos era o mais forte candidato, e seus trabalhos são sempre excelentes.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Anne Hathaway

Nota: Outra grande decepção. Premiada pela popularidade, pela simpatia e por um talento que existe, mas ainda não muito bem explorado. Sally Field e Helen Hunt são de longe as melhores performances do ano, mas é Hollywood mantendo a tradição de dar valor aos jovens talentos e esquecer os velhos e melhores.

MELHOR DIRETOR
Ben Affleck

Nota: Pra mim essa é a grande piada da premiação, tal qual foi o Critics Choice. O talento existe, mas de nenhuma forma consegue ser maior do que de Ang Lee, Spielberg ou Tarantino, mas nem em uma situação isolada como a de Argo. Lincoln é a melhor direção de Spielberg e do ano. Lamentável mais uma vez.

MELHOR ROTEIRO
Quentin Tarantino

Nota: Se alguma justiça pode ser feita, esta é uma delas. Django Livre pode não ser o melhor do diretor, pode ter sido ignorado nas outras categorias, mas que Tarantino é um roteirista/escritor grandioso, isso não há dúvida. Volto a dizer que ele é uma metralhadora quando se trata de roteiros, pois conhece exatamente todos os passos e técnicas, além de ser um autor, não apenas roteirista.

Nenhum comentário:

Add to Flipboard Magazine.