Os indicados ao Oscar foram anunciados hoje e a lista das categorias principais é bem parecida com os comentários que fiz em um post especial no dia 17 de Dezembro. É mais um ano sem grandes surpresas, mas sem dúvida é um ano em que os poucos filmes listados são bastante competitivos. A última vez que me lembro de um ano tão competitivo assim foi em 1999, esquecendo-se o fato surpresa de que o insosso Shakespeare Apaixonado (Shakespeare In Love, 1998) tenha feito um arrastão. Talvez esse ano a história se repita e algum filme pequeno faça o mesmo. Mas no geral todos os filmes estão bem divididos em todas as categorias, e está difícil prever os vencedores. Na falta de concorrentes nacionais, a Academia parece que teve um cuidado em não colocar muitos estrangeiros, como o espanhol Javier Barden na categoria Ator Coadjuvante, o francês Jean-Louis Trintignant como Melhor Ator, ou Marion Cotillard na categoria Melhor Atriz. Afinal, é uma festa para celebrar o cinema norte-americano e não faria sentido (na cabeça deles) ter tanta gente de fora. Vou mostrar e comentar apenas as 6 categorias principais. Para quem quiser acessar a lista completa, CLIQUE AQUI.
MELHOR FILME
Amor (Amour)
Argo
Indomável Sonhadora (Beasts Of The Southern Wild)
Django Livre (Django)
Os Miseráveis (Les Miserables)
As Aventuras de Pi (Life Of Pi)
Lincoln
O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook)
A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty)
Nota: Era uma lista bem esperada. Como comentei anteriormente, é um ano que a tendência é para os filmes com temáticas de sonhos, esperança e heróis. A grande surpresa é a indicação de Amor, que até o deixei de fora nas previsões porque era algo que parecia muito improvável de acontecer. Resultou em uma excelente surpresa, e agora as chances do filme ganhar é em dobro, já que ele também concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Ficaram de fora The Master e todos os blockbusters do ano como Os Vingadores, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e 007: Operação Skyfall. A Academia agora coloca 9 indicados na lista... porque não colocam 10 de uma vez, não é?
MELHOR DIRETOR
Michael Haneke (Amor/Amour)
Ang Lee (As Aventuras de Pi/Life Of Pi)
David O. Russell (O Lado Bom da Vida/Silver Linings Playbook)
Steven Spielberg (Lincoln)
Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora/Beasts Of The Southern Wild)
Nota: Nas previsões eu havia me esquecido completamente de Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora/Beasts Of The Southern Wild), um grande erro, confesso, mas ao mesmo tempo, juntamente com Michael Haneke (Amor/Amour) acabou sendo uma grande surpresa. Os demais já eram esperados já que são os diretores dos três queridinhos filmes do ano. Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura/Zero Dark Thirty), que era uma das grandes favoritas, deve ter sido sigilosamente punida e ficou de fora. Isso talvez tenha acontecido pela polêmica que seu filme tem criado nos EUA juntamente com o governo e as acusações da CIA de que seu filme tenha violado condutas sigilosas, além de contra-atacar o filme dizendo que a CIA nunca se utilizou da tortura de prisioneiros para obter informações, como o filme mostra. Isso tem colocado em perigo todos os envolvidos no filme, que terão de se retratar, bem como tudo isso tem aumentado a popularidade do filme, mas tem diminuido seu decoro.
MELHOR ATOR
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida/Silver Linings Playbook)
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Hugh Jackman (Os Miseráveis/Les Miserables)
Joaquin Phoenix (The Master)
Denzel Washington (Flight)
Nota: Uma lista bem esperada, mas particularmente acho uma besteira Denzel Washington ocupando um lugar que poderia ter sido de Jean-Louis Trintignant por Amor (Amor), ou John Hawkes por As Sessões (The Sessions). Vai entender...
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Alan Arkin (Argo)
Robert De Niro (O Lado Bom da Vida/Silver Linings Playbook)
Philip Seymor Hoffman (The Master)
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Christopher Waltz (Django Livre/Django)
Nota: Javier Barden (007: Operação Skyfall), que tem sido presença quase obrigatória nas listas de premiações dessa temporada, ficou de fora, bem como Matthew McConaughey (Magic Mike).
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain (A Hora Mais Escura/Zero Dark Thirty)
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida/Silver Linings Playbook)
Emmanuelle Riva (Amor/Amour)
Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora/Beasts Of The Southern Wild)
Naomi Watts (O Impossível/Lo Impossible)
Nota: Lista mais que esperada, embora eu torcesse para a presença de Marion Cotillard (Ferrugem & Osso/Rusty & Bone) no lugar de Naomi Watts.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams (The Master)
Sally Field (Lincoln)
Anne Hathaway (Os Miseráveis/Les Miserables)
Helen Hunt (As Sessões/The Sessions)
Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida/Silver Linings Playbook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário